
Uso de drogas e álcool entre jovens. Como prevenir?
O consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens é uma pauta extremamente importante, inclusive fazendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS), considere o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína um problema de saúde pública de ordem internacional que afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, realizada pelo IBGE, 63,3% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram alguma bebida alcoólica. Além disso, 47% desses alunos afirmaram ter ficado embriagados pelo menos uma vez e 13% relataram ter usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida. Ainda não estão disponíveis os estudos mais recentes, mas esta base de dados já acende um sinal amarelo para as famílias brasileiras.
A prevenção é uma responsabilidade coletiva que envolve famílias, escolas, comunidades e governos. Ao adotar uma abordagem integrada, é possível reduzir significativamente o consumo de álcool e drogas entre os jovens, promovendo um futuro mais saudável para as próximas gerações.
No ambiente familiar adote um diálogo aberto. Pais e responsáveis devem conversar com os filhos sobre os perigos do consumo de álcool e drogas, fortalecendo um ambiente de confiança e orientação. O exemplo positivo é fundamental, pois jovens tendem a reproduzir comportamentos vistos em casa. Se a família adota hábitos saudáveis, a influência negativa do álcool e drogas pode ser reduzida. Aliado a tudo isso, manter sempre a supervisão e apoio, buscando estar presente na vida dos filhos, acompanhando seu desenvolvimento escolar, amizades e atividades diárias, ajuda a identificar possíveis sinais de risco.
Nas escolas, os programas de educação preventiva, a capacitação do quadro docente, juntamente com a promoção de atividades extracurriculares podem ser alternativas para manter os jovens ocupados e engajados positivamente. Projetos sociais e culturais com espaços e oportunidades para os jovens se envolverem, oferecidos pelo governo ou em parcerias com empresas e ONGs, oferecem perspectivas de futuro e reduzem o risco de envolvimento com drogas.
Procure estabelecer uma conexão permanente com seus filhos e faça com que eles despertem interesse em iniciativas como as citadas anteriormente. Não esqueça do exemplo positivo, ele vale também na hora de promover o interesse dos jovens em projetos. Prevenir hoje é garantir um futuro onde nossos jovens escolham viver plenamente. A mudança começa agora!
Fontes: Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde

Tuberculose: Uma doença com mais de mil anos
No mês de março, celebramos o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), uma oportunidade...

Vacinação Contra a Gripe 2025 – Tudo o que você precisa saber para se proteger!
A gripe pode parecer apenas um incômodo passageiro, mas a realidade é que essa infecção...

Um dia para celebrar a inclusão e a conscientização sobre a síndrome de Down
A data mundial dedicada a abordar a síndrome de Down - SD é o dia...

Saúde Bucal e prevenção
A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral e a qualidade de vida. No...

A Importância de atualizar seu cadastro na Cabergs
Manter o cadastro atualizado junto à Cabergs é essencial para garantir um atendimento ágil e...

A importância do acompanhamento na gestação: como o POG pode te ajudar
A gestação é um período de intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Para que essa...

Desafios e avanços no tratamento de doenças raras no Brasil
As doenças raras constituem um grupo diversificado de condições médicas que afetam uma parcela reduzida...

Como o alcoolismo afeta a saúde física e mental
O mês de fevereiro marca o combate às drogas lícitas e ilícitas, sendo o dia...

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer
Nos índices divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é anualmente responsável por...

Janeiro Roxo: Conscientização sobre a hanseníase
A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os...