
Respire com saúde
O inverno traz o frio e com ele, diversas doenças e é na fase de crescimento e desenvolvimento das crianças que precisamos ter maior cuidado com as doenças respiratórias infantis. As ocorrências costumam aumentar devido às alterações bruscas de temperatura, à baixa umidade do ar e ao avanço da poluição. Como forma de prevenir, algumas ações podem ser realizadas, como manter o ambiente sempre bem arejado e evitar a exposição à fumaça de cigarro, são ações simples no combate as doenças respiratórias, bem como evitar o acúmulo de poeira e os micro-organismos que podem contribuir para as infecções respiratórias.
Listamos para você as doenças mais comuns:
— Asma: inflamação dos brônquios — estruturas pelas quais passam o ar. Sintomas: falta de ar, tosse, batimentos cardíacos acelerados e chiado no peito.
— Bronquite crônica: é uma inflamação dos brônquios, muito confundida com a asma, já que os sintomas são parecidos, mas na bronquite ocorre secreção, tosse com muco, chiado no peito, febre e falta de ar. A maior diferença é o tempo: na asma são crises agudas que vêm e passam; a bronquite costuma se prolongar de três meses até dois anos.
— Pneumonia: provocada por um vírus, bactéria, fungo ou reações alérgicas, é infecciosa e pode contaminar por meio das secreções. Apresenta tosse persistente, febre alta, dor torácica, alterações na pressão, mal-estar e prostração.
— Rinite alérgica: caracteriza-se por obstrução nasal, espirros e coriza. Se manifesta por “gatilhos” como clima seco, poeira, agentes infecciosos e pólen.
— Sinusite: é a inflamação dos seios da face. Provoca dor concentrada na região frontal entre os olhos, secreções esverdeadas, amareladas ou, até mesmo, sanguinolentas, o que dificulta a respiração.
— Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): é um conjunto de doenças pulmonares (enfisema e bronquite crônica são as mais comuns) que impedem a passagem de ar e dificultam a respiração.
Com algumas dicas é possível evitar as doenças respiratórias no inverno. Lembre-se de manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e, principalmente, manter as vacinas em dia.

Seu verão com mais saúde
Cuidados simples podem manter o câncer de pele bem longe e garantir um verão tranquilo: -Vai...

A sua saúde merece atenção!
<span style="color: rgb(23, 43, 77); font-family: -apple-system, BlinkMacSystemFont, " segoe="" ui",="" roboto,="" "noto="" sans",="" ubuntu,=""...

Prevenção - Acima de 40 anos
Embora nem todos os casos de cânceres de mama possam ser prevenidos, adotar medidas de...

Pratique o autoexame
O autoexame de mama é uma prática importante para que as mulheres possam conhecer melhor...

Fazendo as malas do bebê
A gestação proporciona um misto de emoções e quando chega o momento de arrumar a...

O sangue também precisa de atenção
Como em qualquer parte do nosso corpo, podemo desenvolver doenças no sangue, como linfomas por exemplo....

Doe sangue
Sabia que você pode salvar muitas vidas? Cada vez que você doa sangue é possível...

Envelheça com saúde
Envelhecer saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para...

Libere a felicidade
O equilíbrio é a chave e o futuro do seu corpo. Este está diretamente ligado...

dicas
Anote aí algumas dicas que separamos para você ter mais tranquilidade durante o período gestacional: Para...